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Perguntas & Respostas

Como está organizado o piloto SELFIE para Professores?
O piloto envolverá mais de 500 professores do ensino básico e secundário e está dividido em duas fases:

  • Fase pré-piloto (2 de dezembro de 2020 – 12 de janeiro de 2021)
  • Fase Piloto (7 – 30 de abril de 2021)

Qual é o propósito dos grupos focais previstos para janeiro e abril de 2021?
Os grupos focais, agendados para janeiro e abril de 2021, têm como objetivo reunir mais contribuições sobre a SELFIE para Professores. Em particular, serão realizados quatro grupos focais online (dois em janeiro e dois em abril, com duração de cerca de uma hora cada) que envolverão, cada um, 8 professores do ensino básico e 8 professores do ensino secundário.
Os participantes serão identificados aleatoriamente entre os professores das escolas piloto que concluíram o percurso SELFIE para Professores e manifestaram a sua vontade para participar. Durante esta reunião online, cada participante será, por sua vez, convidado a expressar a sua opinião sobre alguns aspetos específicos (p. ex. a usabilidade da plataforma, a adequação do feedback recebido no final).

Participei no pré-piloto. Posso participar no piloto?
Não. Os professores que participaram no pré-piloto não poderão participar no piloto.

Tenho de responder a todos os itens de uma só vez?
Não, pode responder em vários momentos do dia ou em vários dias. Inicie a sua autorreflexão seguindo as instruções, percorrendo área por área, permitindo-se tempo para refletir.
ATENÇÃO: Lembre-se de guardar periodicamente as suas respostas (as respostas guardadas irão aparecer sublinhadas a amarelo no menu superior). Ao longo da autorreflexão, também pode ver as pontuações parciais que vai obtendo, quando completa uma área. Também pode ler o feedback relativo a essa área e às suas respostas.

Posso obter um certificado de participação?
Sim. No final da autorreflexão poderá baixar o seu perfil completo em formato PDF e guardá-lo. Pode usá-lo para perceber como pode melhorar a sua competência ou identificar ações de desenvolvimento profissional contínuo.
ATENÇÃO: Na secção “Certificado” também encontrará instruções para descarregar um crachá digital e o certificado de participação emitido pela Comissão Europeia.

Como posso obter o meu crachá digital?
Para receber o seu crachá deve registar-se na plataforma Insignias INTEF, usando o nome e e-mail que usa na plataforma SELFIE para Professores. Depois, envie um e-mail de confirmação para JRC-DIGCOMPEDU@ec.europa.eu com as seguintes informações:

  • Assunto do e-mail: Solicitação de crachá para [seu nome]
  • Corpo do e-mail: Nome completo e e-mail que usou para se registar na plataforma INTEF

Após confirmação da informação enviada, será emitido o crachá e enviado por e-mail.

Não encontrou resposta à sua questão?
Utilize o e-mail: dep-selfieparaprofessores@ua.pt